sábado, 16 de outubro de 2010

Quase atleta



Um dos projetos ainda factíveis para 2010 é o de virar atleta.

Não riam.

Aindatempo.


*****


me imagino voltando para o Brasil e chegando na academia para me inscrever. O instrutor, então, vai me perguntar: - Está sedentáriaquanto tempo?.

Gente, eu vou rir. E a risada vai ser gostosa.

E vou responder: - Sedentária, meu jovem? Eu? Por favor. Por-fa-vor! Eu sou viajante. VI-A-JAN-TE. Você, rapazinho, sabe o que quer dizer isso? Não sabe? Quer dizer que eu sou aquela pessoa que anda. Anda muito. Anda demais. Eu sou aquela pessoa que prescinde do ônibus ou do metrô e anda três, quatro quilômetros para chegar ao seu destino. Eu sou aquela pessoa que sobe ladeiras, sobe escadarias de 500 degraus para ver a vista das cidades, sou aquela pessoa que leva quase 15 quilos na mochila, mais um mochilinha que fica pendurada na frente, mais uma bolsa em uma das mãos com os presentes quebráveis que comprei ao longo do caminho, mais um guarda-chuva colorido que Juan me deu de presente. Sou aquela pessoa que a cada dois ou três dias teve que trocar de albergue. Meu rapaz, você tem certeza de que acha a pergunta do “sedentáriapertinente? Querido, eu sou uma viajante, o que quer dizer que eu sou quase uma atleta. Agora, por favor, castigue na minha ficha de malhação que eu não tenho tempo a perder.


*****


Dia desses saímos por Barcelona e nos deparamos com uma Sardana. É uma dança catalã, entrem no link para conhecer melhor. Eu e Carol, animadíssimas, nos juntamos ao grupo de catalães e de não catalães que tentavam acompanhar. Dançamos umas cinco músicas, suamos, demos risada deles, da gente e dos catalanismos, foi uma maravilha. Nem achei que ia, mas me diverti bastante.


Uma Sardana em toda a sua complexidade.
Porque os “estrangeiros não conseguem acompanhar”...

Dia seguinte, acordo com uma dor nas pernas... Hummm... Que estranho, viu? O que será isso, meu Deus? Porque dor muscular pelo exercício físico é que não é. Isso seria inconcebível, eu diria impossível, visto que sou uma viajante-quase-atleta. Tenho para mim que foi mau-olhado dos catalães que estavam com raivinha da turistada atrapalhando a dança deles.

É.

Certeza que foi isso.


*****


Bom, com respeito ao meu Projeto Atleta 2010, digo, em minha defesa, que hoje foi o sexto dia que fui correr no Parque del Retiro e que diminuí meu tempo em dois minutos.

Quase atleta.