terça-feira, 22 de junho de 2010

22 de junho

22 de junho. Hoje é dia 22 de junho.

E eu, nesse esquema de comer, dormir e assistir aos jogos da Copa, nem me dei conta: vinte e dois de junho.

ontem minha mãe me falou que hoje viaja para o interior da Bahia. Achei legal. Viajar para o interior sempre é legal. Ar puro, tudo verdinho e friozinho nessa época de inverno, cheiro de mato e de chuva, requeijão frito na manteiga de garrafa, ovo de granja, paralelepípedo, praça, coreto, ir à casa do vizinho tomar café com cuscuz, bolo de milho e de laranja...

Depois uma outra amiga fala que está viajando para Cruz das Almas. , eu:

- Ahn? ? (...) Meu Deus! Vinte e dois de junho! São João, meu senhor Jesus Cristo! Viva São João!

Forró, bandeirola, canjica, amendoim cozido, licor de passas, fogueira, esquenta as mãos e a bunda na fogueira, bolo de aipim, milho cozido, laranja, licor de maracujá, bolo de carimã, amendoim cozido, chapéu de palha, casaco jeans, guerra de espadas, “solta corisco!”, milho assado, bolo de tapioca, amendoim cozido, queijo cuia, licor de jenipapo, “Ô de casa!? São João passou por aqui?”, fumaça, arrasta-pé, rala buxo, cheiro no cangote, violão, amendoim cozido, licor...

Saudade.


PS. Esse texto vai para os meus antigos amigos de Cruz das Almas, que nem leem esse blog e que sequer lembram que já existiu uma "tomatinho", mas que seguirão para sempre na minha lembrança, pois me proporcionaram os melhores "São Joões" da minha vida.