quinta-feira, 8 de julho de 2010

De equilíbrio, harmonia, pratos e panelas

Acho que a harmonia na convivência entre pessoas que não querem / podem pagar uma faxineira é uma questão de equilíbrio. O problema é que se você acha que a situação está equilibrada, provavelmente você está de pernas pro ar fazendo nada enquanto seu amiguinho que tem nojinho do banheiro porco e da piapirâmide” está deixando tudo com ambiente de lar, em vez de chiqueiro. Ou seja, a harmonia na convivência entre pessoas que não querem / podem pagar uma faxineira passa a ser uma questão de resignação do colega de apartamento que tem nojinho. Ou, mais comumente no caso de homens, uma questão de porcaria.

Vejamos eu e Carol. Eu fingia que achava que a situação estava equilibrada (fingia mesmo, Carol. Sorry) porque eu passava roupas uma vez por semana e ela limpava a casa uma vez por semana. A minha desculpa é que imagino que gastássemos o mesmo tempo para cada uma fazer a sua tarefa. Duas horinhas para passar roupa, duas horinhas para limpar a casa. Ademais de limpar a casa, Carol cozinha melhor. Eu fazia questão de lavar os pratos, mas ela, agoniadinha, às vezes corria para a pia. Eu cozinhava também, mas ela é mais criativa e etc e tal. Enfim, o negócio é que lavar banheiro é uma merda, né? E eu nem acho de todo mau passar roupa. Cozinhar e passar roupa são, definitivamente, as minhas tarefas de casa preferidas. Muitas vezes pensei em perguntar a Carol se ela queria trocar a atividade que cada uma fazia por semana, mas muitas vezes, também, ela ia e limpava a casa justamente quando eu não estava. eu fazia, na minha cabecinha, a conta de quanto tempo cada uma levava graxeirando, chegava à conclusão de que, em termos de duração, as tarefas eram compatíveis, e deixava para . Tudo porque eu não queria lavar o banheiro.

* Mentira. Não era isso, não. Eu nem sou gente ruim assim. É que eu acho que limpar a casa tem um método próprio, um jeito. Cada um tem suas manias. Inserir-se na rotina de uma pessoa quetempos limpa a sua própria casa é meio desconfortável. Vai que a pessoa acha que eu não limpei a maçaneta? Vai que acha que eu não limpei o canto do primeiro quadrante do teto da sala? Vai que acha completamente desnecessário eu desplugar todas as tomadas e limpar os fios, um por um, passar aspirador atrás do móvel de três toneladas e etc.? É muito ruim fazer faxina na casa dos outros sendo observado. Por outro lado, eu boto pra lenhar na passação de roupa! *

Pois bem. Aqui na casa de Juan e cia ltda o negócio estava equilibradíssimo aos olhos de Juan. Imaginem. Juan, o amiguinho das cucarachas, achando o negócio equilibradíssimo e a vida um mar de rosas, harmonia e paz. Outros dois roomies de Juan, suponho eu, também achavam que a vida era equilibradíssima. Até que o quarto elemento resolveu se revoltar. Mas vejam bem, o que são sete sacos de lixo sem botar para fora (botar para fora = tranferir do lado de dentro da porta para o lado de fora da mesmíssima porta), não é?

****

Eu tenho um método todo especial para lavar pratos. Coisas que herdei de meu pai-pai. Sobre a sanidade mental das minhas heranças genéticas, tirem suas próprias conclusões.

Antes eu odiava lavar pratos. Odiava. Achava um nojo. Panelas, então, affff!! Mas, gente, com organização e um pouquinho de boa vontade, a sua vida com certeza vai ficar mais bela. Vejam bem, a idéia central remete aos ensinamentos de Taylor, Fayol e, principalmente, à produção em série de Ford. De antemão, há que se considerar alguns aspectos: o tamanho da pia, o tamanho do balcão da pia e o tamanho do escorredor, basicamente. É bom observar se tem alguma coisa muito frágil, também. Essa você lava logo, seca e guarda. Se for taça de cristal, coloca para secar longe do meu cotovelo, por favor.

Bem, o primeiro que se deve fazer é separar os utensílios sujos por classes. Para falar do dia-a-dia, vamos começar com o básico: panelas – organizadas por tamanho, uma dentro da outra –, pratostambém separados por diferentes tamanhos –, copos e talheres. Deve-se começar lavando os copos, que podem, nessa divisão, ficar dentro da pia mesmo – o resto, melhor deixar do lado de fora, cada um no seu quadrado. E por que os copos? Ora, se você tem um escorredor onde ficam misturados copos e pratos e panelas e etc (porque os talheres sempre têm um lugarzinho todo especial), é muito mais fácil colocar, embaixo de tudo, os copos. As panelas e os pratos de sopa, tupperwares e afins, todos podem ficar emborcados em cima dos copos. Captaram? Pois, sigamos.

Copos lavados, passemos aos pratos. Quer dizer, lavem logo os talheresque podem estar dentro da pia, junto com os copos. Às vezes deixo os talheres justo dentro do maior copo cheio de água, para ir soltando a nhaca. Então, perceba que você se livrou de copos e talheres, que são pequenos e chatos na arrumação do ambiente pré-lavagem. Agora, sim, passemos aos pratos. Primeiro os grandes, que ficarão dispostos no fundão do escorredor, em seguida os de sobremesa e pires. Organizados assim, por tamanho, do menor para o maior, fica uma coisa linda de se ver...

* lágrimas me vêm aos olhos... *

Ai ai...

Bom, em seguida os pratos fundos, se houver. Por quê? Ora, meu Deus! Tudo eu tenho que explicar! Veja bem, se não houver mais muito espaço, o provável é que os pratos fundos sejam os mais quebráveis do que ainda resta (panelas, tupperwares e etc.), além de que é facinho facinho emborcar panela sobre pratos fundos. Olha, vá por mim, que no final, além de mais seguro, o escorredor fica uma arvorezinha de natal. Lave os pratos fundos e ajuste eles no escorredor. Se de frente pros outros pratos, de costas ou emborcado em cima dos copos, vai depender do seu escorredor e do seu prato fundo. Essa é uma daquelas regras tiposal a gosto”.

Por fim, lave panelas e tupperwares, do menor para o maior (me recuso a explicar por que, hein). O legal é que, quando você coloca uma dentro da outra elas ficam na ordem certinha de lavar! Não é uma emoção? Ai ai...

Pronto. Emborque as panelas em cima dos copos, dos pratos, em cima de tudo e voilà! Cozinha limpa, escorredor lindo!

****

O método é super eficiente para passar roupas também. Calça com calça, blusa com blusa, tecido com tecido... Experimentem!

Mas se quiserem, oportunamente eu faço um tutorial.

****

Essa inspiração tem o oferecimento da pequena montanha de pratos que havia dentro da pia quando eu cheguei do curso hoje. Tudo graças ao citado mar de rosas, harmonia, paz e amor.

Ser homem é tão legal...